Brigada de incêndio: evite dores de cabeça

Brigada de incêndio: evite dores de cabeça

Todos nós já sabemos que as empresas precisam disponibilizar uma brigada de incêndio, certo?

Mas às vezes podemos nos perguntar se realmente é necessário e obrigatório tal recurso, a ponto de realmente valer a pena a implementação.

Bom, é justamente sobre isso que falaremos no artigo a seguir. Então se tem dúvidas sobre o tema, basta continuar a leitura.

O que é brigada de incêndio?

Antes de começarmos a falar das maiores vantagens e exigências, vamos explicar o que é uma brigada de incêndio.

A brigada de incêndio nada mais é do que uma quantidade específica de pessoas voluntárias previamente treinadas para se tornarem capacitadas para prevenção, combate e abandono de princípios de incêndio, assim como a prestação de primeiros socorros dentro de uma empresa.

Basicamente são as pessoas que sabem o que fazer, onde e como, quando algum perigo surgir dentro de uma empresa.

Quais as vantagens em ter uma brigada de incêndio?

A maior vantagem em capacitar uma brigada de incêndio dentro da sua empresa é o simples fato de que isso poderá salvar vidas caso alguma coisa ocorra.

Pois a brigada acaba protegendo não só os bens físicos que possivelmente podem ser perdidos durante um incêndio, mas como também os colaboradores.

A maior obrigação de um brigadista é realizar o necessário, como prestação de primeiros socorros e condução para esvaziar o local, até que a ajuda profissional chegue no local, como o corpo de bombeiro.

Oferecer um treinamento de qualidade para seus colaboradores ajudará em várias situações de tensão.

Pelo simples fato de que durante o treinamento, os futuros e atuais brigadistas aprendem técnica e recursos para controle emocional próprio e de terceiros.

Principalmente em momentos onde o fogo pode causar ferimentos e perdas, como mortes e danos aos patrimônios da empresa.

Mas de qualquer forma, tudo que envolve segurança do trabalho pode impactar de forma positiva ou negativa sua empresa.

É obrigatório ter uma brigada de incêndio?

Atualmente, somente as empresas que contemplem 20 funcionários ou mais que são obrigadas pela legislação a possuir uma brigada de incêndio própria.

Mas lembre-se, esse número pode variar de acordo com cada estado e ramo de atividade.

Empresas que correm grande risco de incêndio, por lidarem com grandes quantidades de fogo e materiais inflamáveis, irão precisar de muito mais atenção e treinamento comparadas às empresas onde o perigo não é tão eminente.

E pensando justamente nisso, nós da Santiago queremos te ajudar com tudo que for preciso para implementar uma brigada de incêndio em sua empresa.

Entre em contato, teremos o maior prazer em tirar suas dúvidas e te ajudar nesse processo tão importante que pode salvar empregos, equipamentos, e o mais importante: vidas.

Temos certeza de que você irá se sentir mais seguro passando tal responsabilidade para uma empresa com mais de 30 anos de experiência no coração do sul do Brasil.

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!