Assinatura Digital x Assinatura Eletrônica na SST: qual é a diferença?

Assinatura Digital x Assinatura Eletrônica na SST: qual é a diferença?

Entender a diferença entre assinatura digital x assinatura eletrônica na SST (Saúde e Segurança no Trabalho) é fundamental para quem busca se aprimorar em parceria com as empresas e o mercado.

Pensando nisso decidimos te explicar hoje a maior diferença entre assinatura digital e assinatura eletrônica no âmbito da SST.

O que é assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica é uma maneira de assinar algum documento de forma muito segura, pois ela capta informações enquanto grava algumas evidências digitais, como geolocalização e o IP do computador, que no final das contas, garantem uma autenticidade genuína.

Inclusive, quando buscar sistemas de assinatura eletrônica, opte por aqueles que coletam o maior número de informações e comprovações possíveis, assim, você estará se privando de possíveis erros, gerando muito mais autenticidade criando um processo seguro e de qualidade.

Sabe quando você recebe uma encomenda, de algum produto que recebeu pela internet, ou até mesmo tem que assinar um senso do IBGE, e você fornece sua assinatura em um pequeno tablet?

Bom, isso é uma boa forma de entender e imaginar como a assinatura eletrônica pode funcionar em uma clínica de SST atualmente.

De qualquer forma, uma assinatura eletrônica pode ser realizada de várias maneiras, como, por exemplo, enviar uma mensagem para o celular do colaborador com um código que ela precisa confirmar, ou por email, no qual a pessoa tenha que acessar para confirmar as informações cadastrais solicitadas como CPF, RG e nome completo.

O que é assinatura digital?

Todos nós sabemos como é chato e improdutivo ficar imprimindo várias folhas e documentos para serem assinados e guardados. Além de prejudicar o meio ambiente, estamos gastando espaço, tempo e recursos financeiros, concorda?

É aí que entra a assinatura digital. Ela torna o processo mais ágil e simples.

Você praticamente assina de forma digital o documento e o envia de forma eletrônica para alguém, seja seu cliente, parceiro ou até mesmo o governo. Esse terceiro, que guarda o documento assinado em algum lugar, como HD externo ou na nuvem.

 E não se preocupe, é super seguro, pois um código é criptografado no arquivo.

Inclusive, é comum encontrar documentos assinados digitalmente com uma espécie até de marca d’água ou carimbo digital para sinalizar que aquele documento está assinado digitalmente, mas não que isso influencie juridicamente.

Assinatura Digital x Assinatura Eletrônica na SST: qual é a diferença?

Bom, a assinatura eletrônica, contrária da digital, não possui presunção na legalidade, ou seja, caso alguém duvide e questione a assinatura eletrônica, a pessoa que assinou precisa provar que realmente foi ela quem assinou.

Diferentemente, a assinatura digital, pelo fato de possuir um certificado digital, monitorado por um órgão, ela abrange a área jurídica como prova.

E caso você queira aplicar um treinamento dentro de sua empresa, ou onde você trabalha, não hesite em entrar em contato com a gente da Santiago!

Podemos te ajudar com todas as dúvidas de SST, com um time de profissionais qualificados a sua disposição. Entre em contato agora mesmo.

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!