Jornada de trabalho feminina durante a pandemia: como posso auxiliá-las?

Jornada de trabalho feminina durante a pandemia: como posso auxiliá-las?

 

A jornada de trabalho feminina, com os recentes impactos causados pela pandemia do covid-19, mostraram ainda mais os problemas sofridos pelas mulheres no ambiente de trabalho. Afinal, milhares delas estão expostas todos os dias ao assédio sexual, moral e necessidade de uma jornada dupla.

 

Jornada de trabalho feminina antes e depois da pandemia.

 

Antes mesmo do Covid 19, estimava-se que as horas semanais trabalhadas pelas pessoas do sexo masculino, representavam 50,3 horas e apenas 10,4 horas representavam o trabalho doméstico. Em contrapartida, as  mulheres trabalhavam 53,3 horas semanais, sendo 34,8 horas semanais para as tarefas profissionais e 18,5 horas semanais destinadas às tarefas domésticas, filhos e entes com necessidades especiais. 

 

Hoje, podemos afirmar que aconteceu um aumento significativo da jornada de trabalho feminina, em relação a dos homens. Este tipo de consequência, resultou em maior sobrecarga de trabalho com as mulheres no ambiente de trabalho e em casa, comprometendo a saúde mental e a liberdade. 

 

Como posso ajudá-las neste momento?

 

Ofereça materiais adequados: nem sempre todas as suas funcionárias possuem um ambiente para trabalhar que ofereça conforto. Isso inclui cadeiras, notebooks, boa qualidade da internet. Seus funcionários precisam estar motivados e felizes para fazer sua empresa crescer.

 

Ouça seus funcionários: muitas pessoas estão precisando de apoio emocional, além do material neste momento. Logo, cabe a sua empresa ouvi-los e compreender as necessidades de cada um.

 

Incentive a mudança de hábito com seus colaboradores homens: reduza a cultura que é muito focada na sobrecarga do feminino no ambiente doméstico.

 

Você também pode gostar:

Saúde e Segurança no Trabalho: Como ela pode impactar sua empresa?

3 doenças típicas de trabalho: como cuidar da saúde do seu funcionário?

 

Através destas atitudes, podemos tornar a jornada de trabalho feminina mais leve e harmônica. Se você gostou deste artigo, não deixe de nos seguir no Instagram e Facebook.

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!