3 doenças típicas de trabalho: como cuidar da saúde do seu funcionário?

3 doenças típicas de trabalho: como cuidar da saúde do seu funcionário?

É fato que seus funcionários passam muita parte do tempo na sua empresa. E, por isso, muitos deles podem adquirir doenças relacionadas pelo tipo de função que exercem. Certamente você não quer nenhum funcionário doente! 

Caso algum deles fique enfermo, sua empresa estará comprometida com a ausência sendo necessário deslocar outro funcionário de setor ou contratar uma outra pessoa em regime temporário. E, na maior parte das vezes, sua empresa é impactada tanto em pessoal quanto em financeiro.

Como uma retribuição ao trabalho prestado é de bom grado que a empresa invista em benefícios que previnam tanto em doenças adquiridas na empresa, como em momentos de bem estar para deixá-los mais dispostos no ambiente de trabalho.

Uma das tarefas mais simples é investir em ginástica laboral, nutrição e incentivo às práticas de atividades físicas para que a saúde do seu colaborador esteja blindada. Para entender um pouco sobre as 3 doenças mais recorrentes em ambientes corporativos, é necessário ouvir as demandas que chegam ao RH ou enfermarias e perceber alterações emocionais e/ou físicas nessas pessoas. 

Preste bem atenção aos sinais mais simples e previna! 

1- Doença Psicossocial 

Se você perceber que seus funcionários estão relatando sintomas como falta de paciência, falta de concentração, perda de memória, bem como desânimo, depressão, ansiedade, indisposição, certamente ele possui uma Doença Psicossocial. Para isso é importante encaminhá-los ao setor de RH ou enfermaria para que indiquem conversas com psicólogos. As práticas de atividades físicas como uma válvula de escape e palestras que falem sobre a organização do tempo. 

Leia também: Ergonomia no trabalho é sinônimo de produtividade

2- LER – Lesão por Esforço Repetitivo 

Se você perceber que seus funcionários possuem dores nos membros superiores, mãos e dedos e se nota alguma dificuldade em sua movimentação, bem como fadiga muscular, formigamento, perda de sensibilidade, dentre outros, além de notar redução nos movimentos, certamente ele possui uma LER. 

Para este caso, a consulta médica é o mais adequado a se fazer para tomar as necessárias.

3- PAIR-Perda de Audição Induzida pelo Ruído 

Nesse caso, pessoas que trabalham em indústrias são mais recorrentes em adquirir essa doença. Os sintomas mais percebidos são irritabilidade, dificuldade em ouvir, zumbidos permanentes nos ouvidos, sensibilidade e intolerância em sons mais altos, tontura. Caso você esteja falando com um dos seus funcionários e eles pedirem para repedir a fala, ligue o alerta.

Lembrem de reforçar a importância da utilização dos EPI’s-Equipamentos de Proteção Individual.

Clique aqui e Conheça nossos serviços sobre Saúde Ocupacional! 

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!