Por que minha empresa deve investir em Saúde ocupacional?

Por que minha empresa deve investir em Saúde ocupacional?

Investir em saúde ocupacional confere conforto e melhores condições no ambiente de trabalho. Além disso, é uma responsabilidade da empresa oferecer o bem-estar  e segurança dos seus funcionários. 

Segundo o artigo 200 [11] da CLT, o Ministério do Trabalho tem como função criar algumas normas exclusivas relacionadas à segurança, saúde, higiene e medicina no trabalho. Pensando nisso, vamos discutir um pouco da importância destas normas serem indispensáveis para sua empresa!

Você sabia que o Brasil é o quarto país com mais acidentes de trabalho? 

Sendo assim, a partir do momento que você investe em ações de prevenção de riscos e de iniciativas à saúde, o perigo de acidentes laborais e doenças ocupacionais é reduzido.

Leia também:  Ergonomia no trabalho é sinônimo de produtividade

A falta de investimento em saúde ocupacional pode custar mais caro do que você pensa!

Investir em saúde ocupacional também evita o pagamento de multa ou notificação para o trabalhador e também para a empresa. Usualmente, as NR (Normas Regulamentadoras) do MTE impõem ações a serem implementadas nas empresas. Entre elas, podemos citar treinamentos e capacitações de trabalhadores, Controle Médico de Saúde Ocupacional, entre outros.

É lei: todos os empregadores que possuam funcionários regidos pela CLT, até mesmo as de pequeno porte e um trabalhador, devem cumprir e estarem atentas às exigências das Normas Regulamentadoras.

Ainda restam dúvidas se saúde ocupacional é um gasto ou investimento?

O Serviço Social da Indústria (SESI) realizou uma pesquisa e os dados mostram que, para 48% das 500 médias e grandes empresas entrevistadas, aumentar a segurança do ambiente de trabalho é um fator determinante para reduzir as faltas.

Inclusive, 43,6% das empresas desta pesquisa afirmaram que estes investimentos aumentam a produtividade e acabam reduzindo outros custos no final do mês!

Em contrapartida, em 2018, a Previdência Social registrou 576.951 acidentes de trabalho em nosso país, contabilizando apenas funcionários com carteira assinada. Este dado mostra que ainda temos um longo caminho para percorrer quando o assunto é saúde e segurança no trabalho.

Se você procura um parceiro para auxiliar você nestas demandas, entre em contato com a gente. Somos especialistas em Saúde e Segurança do Trabalho. Acesse nosso site e entre em contato com a gente. 

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!