eSocial: o que é e qual a importância para minha empresa?

eSocial: o que é e qual a importância para minha empresa?

O eSocial surgiu com o objetivo de reduzir a burocracia e modernizar o modelo brasileiro das relações de trabalho. Portanto, tudo relacionado a essas relações deve ser registrado e controlado por meio desse recurso.

Sua utilização passou a ser obrigatória a partir do ano de 2018, porém alguns gerentes, diretores e até mesmo donos de empresas ainda não sabem muito bem o que é o eSocial e qual sua importância para a empresa.

Por isso, trouxemos esse conteúdo para você entender o que é eSocial, quais suas vantagens e os problemas em não se adequar. Vamos lá?

O que é eSocial?

Explicando de forma simplificada, o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, mais conhecido como eSocial, trata-se de uma plataforma digital disponibilizada pelo próprio Governo Federal que tem como principal objetivo garantir os direitos dos trabalhadores, sejam esses previdenciários ou trabalhistas.

Como já citamos, essa ferramenta surgiu com o intuito de facilitar o trabalho das empresas e diminuir a burocracia. 

Isso porque através deste recurso as empresas conseguem unificar, em apenas um envio,  todas as documentações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, como por exemplo:

  • Exames realizados de cada colaborador (ASO, Admissional, Periódico, Demissional, Mudança de Função e Retorno ao Trabalho);
  • Comunicados de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Colaboradores que possuem direito à Insalubridade;
  • Periculosidade em como a Aposentadoria Especial;
  • Folhas de pagamento;
  • Declarações de imposto de renda da pessoa jurídica;
  • Comprovantes do recolhimento de FGTS;
  • Entre vários outros.

Qual é a importância do e-social para minha empresa?

O eSocial veio para facilitar os processos das empresas relacionados às entregas de documentos fiscais, trabalhistas e previdenciários. 

E essa ferramenta veio principalmente para alterar de forma significativa a rotina de sua empresa no que diz respeito à Saúde e Segurança Ocupacional, onde as informações passarão a ser enviadas eletronicamente para o Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal e INSS, através de códigos padronizados.

Por isso, é de extrema importância que a sua empresa já esteja preparada, caso contrário, você terá que responder pelo descumprimento de cada uma das obrigações, o que poderá te gerar dores de cabeça e enormes prejuízos para o seu negócio que poderiam ser evitados com a adequação.

Vantagens do eSocial

A adequação ao eSocial pode trazer inúmeros benefícios para a empresa de forma geral, confira abaixo suas principais vantagens:

  • Melhora significativa do controle sobre o cadastro dos funcionários;
  • Prevenção a fraudes;
  • Realização de cálculos trabalhistas mais precisos;
  • Maior facilidade na recuperação de informações;
  • Maior eficácia na garantia dos direitos de seus colaboradores;
  • Entre várias outras.

Conte com a Santiago para se adequar ao E-social

Quer se adequar ao eSocial para evitar possíveis problemas, mas não tem tempo ou até mesmo uma equipe especializada para isso? 

Conte com a Santiago Saúde Ocupacional para te ajudar nessa missão! Temos uma equipe pronta e disposta a ajudar o seu negócio a se adequar ao eSocial, e trazer mais segurança e tranquilidade no trabalho.

 

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!