Sinalizações obrigatórias no ambiente de trabalho.

Sinalizações obrigatórias no ambiente de trabalho.

Independente da área de trabalho, o uso de sinalização de segurança é muito importante. Afinal, qualquer atividade trabalhista necessita ter condições mínimas de segurança e a sinalização no ambiente é uma das mais básicas. Não é uma opção, essa condição é obrigatória e está regulamentada no Ministério do Trabalho.

Vem saber mais sobre as sinalizações obrigatórias no ambiente de trabalho! 

A Norma Regulamentadora 26, do Ministério do Trabalho, determina que para prevenir acidentes, conferir equipamentos de segurança e entre outros fatores, são necessárias cores para identificação e sinalização dos mesmos. 

Saiba mais sobre a importância da Saúde Ocupacional aqui.

Entretanto, vale lembrar que a NR 26 confere a utilização de cores para sinalização e prevenção de acidentes do ambiente de trabalho, mas não exime a empresa de utilizar outros sistemas de prevenção, como as EPIs, por exemplo. 

É de suma importância que, além da sinalização obrigatória, investir na conscientização no cotidiano ocupacional. Estas pequenas atitudes podem evitar dores de cabeças futuras, como acidentes e até mesmo ações jurídicas.

As cores mais populares no ambiente de trabalho são vermelho, amarelo e branco. 

A seguir, vamos explicar, de forma simples, as cores das sinalizações obrigatórias no ambiente de trabalho:45

Vermelho: é utilizado para identificar caixas de alarme de incêndio, hidrantes, bombas de incêndio, sirenes de alarme de incêndio, caixas com cobertores para abafar chamas, extintores e sua localização, etc.

Amarelo: geralmente sinaliza atenção. Utilizado normalmente para identificar faixas no piso de entrada de elevadores e plataformas de carregamento, meios-fios, corredores sem saída, advertência, entre outros.

Branco: esta cor normalmente sinaliza a localização e coletores de resíduos, localização de bebedouros, áreas em torno dos equipamentos de socorro de urgência, entre outros.

Se você precisa de orientações sobre sinalização, saúde e segurança ocupacional e treinamentos, entre em contato com a gente. Estamos prontos para ajudar sua empresa. Acesse nosso site aqui.

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!