Perícia técnica e médica: o que é?

Perícia técnica e médica: o que é?

Saiba tudo sobre o assunto e porque sua empresa deve adotar procedimentos para a segurança e saúde do trabalhador.

Primeiramente, a perícia é feita por um perito, um profissional responsável por auxiliar a Justiça no apuramento da verdade, quando há um processo judicial em andamento. Nós podemos dividir este procedimento em duas coisas diferentes: a perícia técnica e a perícia médica, a fim de diferenciá-las e entender o papel de cada uma.

O que é perícia médica?

A perícia médica tem como objetivo certificar a existência de doença ou a ocorrência de algum acidente que tenha tornado o trabalhador incapacitado. Devido a este ocorrido, pode ser que o colaborador não possa exercer a profissão de forma temporária ou definitiva.

O que é perícia técnica?

Enquanto isso, a perícia técnica produz provas através de emissão de laudo, contendo avaliações de insalubridade e periculosidade do ambiente de trabalho.

 

Veja também: 3 doenças típicas de trabalho: como cuidar da saúde do seu funcionário?

 

Qual é o papel da perícia técnica e médica?

O papel da perícia é essencial para avaliar circunstâncias de insalubridade e periculosidade que podem afetar diretamente a saúde do colaborador. É ela que determina as condições corretas e o equilíbrio entre as obrigações e deveres das empresas e trabalhadores. Sendo assim, o objetivo é levar o conhecimento técnico para o juiz, a fim de esclarecê-lo sobre os fatos, para que ele determine a sentença.

Quais são os pontos de atuação?

  • Descrição dos fatos apurados;
  • Conclusões a que levam a apuração dos fatos, baseando-se em elementos objetivos e seguros;
  • Colheita de informações dos fatos;
  • Respostas aos quesitos;

Levando em conta todos estes pontos, é essencial que sua empresa esteja em boas mãos. 

A Santiago possui mais de 50 anos no mercado, aqui você encontra a segurança que precisa para sua empresa e seus funcionários. Siga nosso Instagram e curta nossa página no Facebook.

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!