Exames admissional e demissional: O que são e para que servem?

Exames admissional e demissional: O que são e para que servem?

Antes de explicar o que é cada exame, devemos compreender que o objetivo de ambos é avaliar a saúde do funcionário antes de fazer parte do quadro (admissional) e, após ser desligado da empresa (demissional). Essas análises são obrigatórias de acordo com o art. 168 da CLT e as despesas arcadas pelo empregador. 

O que é avaliado no Exame Admissional? 

O exame admissional é solicitado para analisar previamente a saúde do contratado e checar se suas habilidades estão compatíveis com o cargo a atuar. Nesse exame é possível entender o histórico da sua saúde, bem como avaliar sua pressão arterial, frequência cardíaca, avaliação postural e psicológico, além de um check-up da visão, audição, força e condicionamento físico. Para os dois últimos dependerá do tipo de função.

Leia também: Exames ocupacionais: quais são e qual a importância?

O que é avaliado no Exame Demissional? 

O exame demissional é solicitado no ato do desligamento do funcionário e serve para avaliar a condição de saúde do colaborador no tempo em que atuou na empresa e, checar o surgimento de algum problema em sua saúde. No demissional, o médico da saúde fará os mesmos exames que o admissional. Em geral, os exames demissionais devem ser feitos 15 dias antes do desligamento. 

Leia também: 5 benefícios de investir em segurança do trabalho

  • Vantagens para a empresa: Evita que a empresa seja penalizada por problemas que o funcionário possuía antes da contratação (no caso do exame admissional) ou que tenha adquirido durante o período em que estava contratado, mas que não tenha relação com o trabalho.

O que acontece depois?

Após a realização dos exames admissional e demissional, o médico do trabalho emite um ASO-Atestado de Saúde Ocupacional. Uma via deve ser entregue para a empresa, outra fica no estabelecimento em que o exame foi realizado e a 3ª via fica em poder do funcionário. 

Aqui na Santiago, contamos com uma equipe experiente e capacitada para cuidar da Saúde Ocupacional ajudamos a promover um melhor ambiente de trabalho  e uma melhor qualidade de vida de seus funcionários e parceiros. Entre em contato para saber mais!

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!