Atestado de Saúde Ocupacional: o que é e como funciona?

Atestado de Saúde Ocupacional: o que é e como funciona?

Conhecido por ASO, o Atestado de Saúde Ocupacional é o documento que o médico do trabalho fornece para empresa, com o objetivo de atestar se o funcionário está com sua saúde em dia e apto para exercer suas atividades.

Esse atestado é entregue ao final de todos os exames, seja ele: admissional, periódico ou demissional, e avalia o histórico da saúde do funcionário em todo o período em que atua na empresa

Ao final da consulta, o médico do trabalho entrega uma via para o funcionário e mantém uma na empresa para fins de comprovação ao Ministério do Trabalho.

Nós, da Santiago Saúde & Segurança Ocupacional, possuímos o serviço de ASO, podendo ser realizado diretamente em nossa Sede ou, para empresas que possuem mais de 20 colaboradores, na sede da empresa contratante do nosso serviço.

Quer saber mais sobre esse serviço? Clique AQUI

Em quais situações ele é exigido?

Além de fazer parte dos processos de admissão, periodicidade e demissão, o ASO é fundamental em casos de retorno ao trabalho e mudanças de função dentro da empresa. Como exemplo de retorno ao trabalho, a licença-maternidade. Já para mudanças de função para analisar se o funcionário estará apto para o novo cargo.

Leia mais: Ergonomia no trabalho é sinônimo de produtividade

Quais os benefícios o ASO traz para a empresa e o empregado?

Para o empregado, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) garantirá uma indenização caso a saúde do funcionário seja comprometida, se comprovada a lesão de acordo com sua atividade

Já para a empresa, o maior benefício é que sejam evitadas penalizações devido aos problemas adquiridos pelo funcionário antes de ingressar na empresa e por alguma lesão que o funcionário tenha contraído, mas que não tenha relação com a atividade exercida.

O ASO é um documento regulado pela NR-07 e sua validade varia de acordo com o PCMSO- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!