5 benefícios de investir em segurança do trabalho

5 benefícios de investir em segurança do trabalho

Investir em segurança do trabalho é importante para empresas de todos os tamanhos e segmentos, afinal, ela proporciona inúmeros benefícios, tanto para funcionários, quanto para a instituição, que também fica em dia com a lei.

Confira as principais vantagens de investir em segurança do trabalho:

 

1.Previne acidentes

Prevenir é melhor que remediar. Por isso, a maior vantagem de investir em segurança do trabalho é prevenir para que acidentes não ocorram e as empresas não tenham que arcar com as demais consequências, que costumam envolver custos e processos desgastantes.

 

2. Redução de custos

Ao colocar em prática as medidas de segurança do trabalho, você estará prevenindo acidentes e custos acarretados por ele, como processos e indenizações trabalhistas.

Caso um acidente venha ocorrer, por falta de uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), por exemplo, e a empresa disponibiliza e está em conformidade com essa norma, a negligência será do funcionário e não da instituição.

Além disso, com esse cuidado a mais por parte da empresa, o colaborador precisará gastar menos com despesas médicas e afastamento por motivos de saúde, beneficiando a todos.  

3. Aumento da produtividade

O investimento em segurança do trabalho impacta significativamente na produtividade do funcionário, visto que as pessoas produzem mais quando não estão cansadas ou doentes.

Com um ambiente mais saudável e seguro, as pausas e afastamentos causados por acidentes tendem a reduzir ou cessar. Consequentemente, as pessoas também trabalham melhor e mais seguras.  

 

4. Melhora a imagem corporativa

Além de estar em conformidade com a lei, uma empresa que investe na segurança do trabalho constrói uma imagem de instituição que zela e se preocupa com o bem-estar dos seus funcionários, o que fortalece a sua reputação.

Isso agrega valor à marca e se torna uma excelente vantagem competitiva para a empresa, que atrai novos colaboradores, parceiros e fornecedores alinhados com seus princípios.

 

5. Aumento da motivação da equipe

O funcionário que trabalha em uma empresa que se preocupa com sua saúde e bem-estar, se sente valorizado e motivado a dar o seu melhor. Isso impacta no desempenho da sua função, transparece para os colegas, tornando um ambiente agradável de trabalhar.

Com isso, toda a equipe se torna motivada a entregar o seu melhor, o que é ótimo para o desempenho da equipe e da para a instituição.

Agora que você já conhece os principais benefícios, que tal começar a investir em segurança do trabalho? Entre em conosco e saiba mais sobre o nosso serviço. 

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!