Estresse no trabalho: conheça as causas e como evitar

Estresse no trabalho: conheça as causas e como evitar

Evitar o estresse no trabalho não é uma tarefa muito fácil, não é mesmo?

Infelizmente, os números mostram que esse problema já faz parte da realidade de muitas empresas. De acordo com uma pesquisa da Isma-BR, 72% dos brasileiros no mercado de trabalho sofrem de estresse.

Por isso, é importante estar atento às causas e como evitá-lo, para que ele não faça parte do dia a dia da sua empresa e afete a saúde e produtividade dos seus funcionários.

Entre as principais causas de estresse no trabalho, estão:

  • Excesso de trabalho;
  • Metas inalcançáveis;
  • Falta de flexibilidade;
  • Competitividade excessiva;
  • Remuneração incompatível com as funções;
  • Poucas oportunidades de crescimento ou aprendizado;
  • Falta de controle sobre decisões relacionadas ao trabalho;
  • Problemas com a equipe.

Estresse no trabalho: como evitar?

É praticamente impossível eliminar totalmente o estresse do ambiente de trabalho. Entretanto, é possível adotar algumas práticas que vão colaborar para a diminuição dele.

Evite a sobrecarga de trabalho – O acúmulo de tarefas gera preocupação, estresse e atrapalha o rendimento do colaborador. Por isso, é importante que você conheça e respeite os limites de cada um deles.

Planejamento – Faça e incentive a cultura do planejamento. Planejar as tarefas do dia, semana e mês ajuda a ter uma visão geral das atribuições, o que gera menos ansiedade.

Ofereça flexibilidade de trabalho – Que tal dar flexibilidade para o profissional se adequar, em questão de espaço e horários, de forma que o torne mais produtivo? O foco deve ser o cumprimento das tarefas e não como ela será feita.

Crie metas alcançáveis – Há uma linha tênue entre angustiar e motivar. Por isso, seja realista na hora de passar as metas para a sua equipe.

Aposte em espaços de relaxamento – Investir em um espaço de relaxamento, onde o funcionário pode fazer uma pausa para recarregar as energias, tende a reduzir significativamente o estresse no ambiente de trabalho.

Incentive a ginástica laboral – A ginástica laboral ajuda a reduzir a fadiga e o estresse, melhora a postura, a concentração e traz energia e disposição para o dia de trabalho.

Que tal começar aplicar essas técnicas em sua empresa, hoje mesmo? Certamente você sentirá o impacto positivo no ambiente de trabalho e na produtividade de seus colaboradores. 

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então confira nosso blog!

Leia também: 5 benefícios de investir em segurança do trabalho

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!