A importância dos exames periódicos na sua empresa

A importância dos exames periódicos na sua empresa

Os exames periódicos têm a obrigação legal de estarem presentes em qualquer empresa. Pois é através desses exames que são apontados possíveis problemas de saúde nos trabalhadores.

Por conta disso, é de extrema importância que você, gerente ou diretor de empresa, consiga entender o que são, a importância e quais as consequências em não realizar os exames periódicos em seu negócio.

Então venha com a gente que vamos te explicar, de uma maneira simples, tudo sobre esses exames. 

O que são os exames periódicos?

Os exames periódicos têm como principal função avaliar e acompanhar a saúde tanto física quanto mental dos funcionários. Tendo em média um período anual para ser solicitado um novo exame.

Porém, esse intervalo para a realização varia de acordo com os riscos que as atividades ou ambiente do trabalho podem proporcionar aos colaboradores.

Por isso que a consulta com o médico do trabalho, apoiado pelo PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), é necessária para determinar a frequência ou, dependendo do caso, a paralisação das atividades do colaborador.

Para essa decisão é levado em conta características do funcionário como:

  • Idade;
  • Doenças crônicas;
  • Risco biológico;
  • Capacidade de realizar as atividades de seu cargo.

Ao realizar os exames os colaboradores também têm suas queixas discutidas, e são orientados pelo profissional da saúde com neutralidade. Além de aprenderem técnicas para melhorar a adaptação em suas atividades.

Qual a importância dos exames periódicos?

Ao saber o que são esses exames já dá para ter uma boa noção do quanto eles são indispensáveis para o bom desempenho dos funcionários.

Porém há outros fatores relevantes que não podemos deixar de citar neste artigo.

Como por exemplo, além do exame periódico promover a saúde dos colaboradores, também, através de sua realização, é levantado dados para análise epidemiológica e servindo também para a melhora nas condições de trabalho.

Vale lembrar que com o exame pode ser diagnosticada a incapacidade de algum colaborador para as atividades que realiza dentro da empresa. Com isso, a pessoa em questão terá o apoio e as orientações necessárias para uma possível mudança de cargo.

Sempre é bom lembrar que, em caso de acusação jurídica por parte de algum colaborador que alega ter adquirido alguma doença decorrente das atividades realizadas na empresa, esse tipo de exame servirá como prova para comprovar, ou não, a acusação.

Consequências ao não realizar o exame periódico

Como previsto na legislação trabalhista de 8 de junho de 1978, o exame periódico tornou- se obrigação legal nas empresas.

Desde então os negócios que não promovem a realização e acesso aos exames periódicos para os seus funcionários, por meio de algum convênio ou no próprio local (in loco), terá que enfrentar grandes problemas jurídicos.

A não realização de exames periódicos pode acarretar em prejuízos calculados em milhões de reais, além de manchar a reputação da empresa por se envolver em grandes processos legais por conta da falta de cuidado na saúde dos colaboradores.

Por isso é importante que esses exames estejam em dia, e que sejam sempre documentados pela empresa para evitar futuras complicações legais.

 Conte com a Santiago Saúde e Segurança Ocupacional

Após a leitura deste artigo, você pode perceber a tamanha importância e impacto que os exames periódicos proporcionam a sua empresa.

E contando com isso que a Santiago convida você a dar uma olhada nos nossos serviços de saúde ocupacional, que oferece a sua empresa o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) que irá definir, através de profissionais da área, se o colaborador está apto ou não ao trabalho.

Venha nos conhecer, basta clicar em algum link acima!

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!