Higiene ocupacional: o que é e qual a importância?

Higiene ocupacional: o que é e qual a importância?

A higiene ocupacional é um princípio básico para manter a saúde e segurança de todos os colaboradores de uma empresa.

Ela é responsável por antecipar, reconhecer, avaliar e controlar agentes ou processos produtivos que podem colocar em risco a saúde dos colaboradores em seu local de trabalho.

Geralmente, quando falamos sobre a segurança de trabalho é comum várias pessoas pensarem apenas na manutenção do próprio ambiente para propiciar um ambiente mais seguro e confortável para todos, e às vezes esquecemos o básico essencial para a saúde: a higiene.

Por isso, neste artigo você saberá exatamente o que é higiene ocupacional e qual sua importância para evitar problemas, pois sabemos que a saúde de sua empresa começa pela saúde de seus funcionários. Então, continue a leitura para saber mais!

O que é Higiene Ocupacional?

A higiene ocupacional é um ramo da medicina do trabalho. 

E engana-se quem pensa que ela se trata apenas de segurança laboral. 

Sim, ela está relacionada com este conceito, sendo fundamental para que a prevenção de danos à integridade física dos funcionários seja apropriada.

Mas ela é mais que apenas isso, ela cuida de todo o trabalho de higiene do local evitando desta forma possíveis acidentes ou até mesmo queda na produtividade de todos os envolvidos.

Isso porque diversos problemas de saúde são causados pelo descuido de prezar por uma boa higiene no ambiente de trabalho. E principalmente hoje em dia, com o cenário atual, é imprescindível manter a rigidez com as boas práticas de higiene.

 Qual sua importância?

Até aqui você já deve ter percebido a importância da higiene ocupacional, não é mesmo?

Mas vale destacarmos sua importância neste tópico, pois a mesma é um assunto que não pode ser deixado de lado quando falamos sobre a saúde ocupacional.

Como já falamos, o mantimento das práticas desse tipo de cuidado são relacionadas à redução dos riscos de saúde de seus colaboradores. Sendo que estes podem ser gerados por três principais agentes de riscos, que são:

 

  • Agentes físicos (como a temperatura e a pressão, por exemplo);
  • Agentes químicos (substâncias usadas no dia a dia do trabalho);
  • Agentes biológicos (vírus, bactérias, fungos e muitos outros).

 

Geralmente, o foco da higiene ocupacional são os agentes biológicos, porém é realizado um trabalho para evitar que os colaboradores entrem em contato com agentes patológicos, em outras palavras, que podem causar doenças e danos ao organismo. 

Por isso, recomendamos que você conte com uma empresa especializada para que saiba exatamente como evitar esse tipo de problema, e assim proporcionar mais segurança e conforto para todos os seus colaboradores.

Conte a Santiago Saúde e Segurança Ocupacional

Com uma equipe qualificada e experiente para cuidar da saúde ocupacional, nós da Santiago, ajudamos você a promover um melhor ambiente de trabalho e oferecer melhor qualidade de vida de seus funcionários e parceiros. Clique aqui para saber mais!

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!