O que é PPRA e por que sua empresa deve ter

O que é PPRA e por que sua empresa deve ter

O Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais, mais conhecido simplesmente pela sigla PPRA, é uma lei que faz parte da legislação trabalhista, estabelecida pela Norma Regulamentadora número 9 (NR 9).

A NR 9 visa a preservação da saúde e da integridade dos colaboradores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais, ou seja, situações que possam colocar em perigo o trabalhador, sejam condições físicas, químicas, biológicas, ergonômicas ou facilitadoras de acidentes no ambiente de trabalho.

O PPRA deve ser realizado por profissionais e empresas habilitadas, vinculadas aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho — o SESMT, e deverá incluir as seguintes etapas:

a) antecipação e reconhecimentos dos riscos;

b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;

c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;

d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;

e) monitoramento da exposição aos riscos;

f) registro e divulgação dos dados.

O documento tem validade de um ano, mas deve ser atualizado sempre que houver mudanças nas instalações da empresa ou ocorra qualquer outra questão que impacte no risco ocupacional.

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Por que sua empresa deve ter?

A NR9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais por parte de todos os empregadores e instituições que admitam no mínimo um colaborador como empregado.

Além disso, a implementação do programa traz inúmeros benefícios para a empresa, entre eles:

· Previne acidentes de trabalho e reduz a perda de material e de pessoal;

· Demonstra a ética e preocupação da instituição com o bem-estar e a saúde dos seus colaboradores;

· Diminui os gastos com saúde;

· Os colaboradores terão a tranquilidade de trabalhar em um ambiente seguro, o que impacta na motivação e produtividade na empresa;

· Ajuda a manter a saúde dos funcionários e, assim, evita passivos trabalhistas, relacionados a doenças no trabalho;

· Gera otimização de custos para a empresa.

É importante estar sempre atento, afinal, este é um documento essencial para garantir a segurança no trabalho.

E na sua empresa, a PPRA está em dia e dentro da validade? Nós, da Santiago – Saúde e Segurança Ocupacional, podemos te ajudar com isso. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

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