Espaço confinado: 4 dicas essenciais para trabalhar em segurança

Espaço confinado: 4 dicas essenciais para trabalhar em segurança

De acordo com a NR33, Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Como forma de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores, que interagem direta ou indiretamente nestes espaços, a norma estabelece requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes.

Estar atento e seguir as medidas estabelecidas nesta norma ajuda zelar pela saúde de seus colaboradores, prevenir acidentes de trabalho e evitar ações trabalhistas relacionadas a essa causa.

Por isso, confira 4 dicas essenciais para trabalhar em segurança em espaços confinados.

Leia também: O que é PPRA e por que sua empresa deve ter

1. Realização de exames médicos específicos

Antes de iniciar suas atividades na empresa, todo trabalhador designado para trabalhos em espaços confinados deve ser submetido a exames médicos específicos para a função que irá desempenhar, conforme estabelecem as NRs 07 e 31, incluindo os fatores de riscos psicossociais com a emissão do respectivo Atestado de Saúde Ocupacional – ASO.

O exame irá atestar se o trabalhador está apto para a função, proporcionando segurança para empresa e para o colaborador. 

2. Identificação dos riscos

Quando o assunto é trabalho em espaços confinados, a ação preventiva é fundamental.

Por isso, é importante que sejam identificados os espaços confinados existentes e seus riscos específicos, para implementar a gestão em segurança e saúde no trabalho em espaços confinados, com medidas técnicas de prevenção, administrativas, pessoais e de emergência e salvamento.

Essa é uma forma de garantir permanentemente ambientes com condições adequadas de trabalho.

3. Treinamento de segurança e capacitação do trabalhador

Não só é necessária, como também é obrigatória a capacitação continuada de trabalhadores de espaços confinados, para que conheçam sobre os riscos, as medidas de controle, de emergência e salvamento em espaços confinados.

Entre as pautas iniciais exigidas na capacitação, estão:

a) definições;

b) reconhecimento, avaliação e controle de riscos;

c) funcionamento de equipamentos utilizados;

d) procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho;

e) noções de resgate e primeiros socorros.

4. Sempre exigir a PET e uso de EPIs estabelecidos

É de extrema importância que o acesso do colaborador ao espaço confinado ocorra somente após a emissão, por escrito, da Permissão de Entrada e Trabalho (PET).

Cabe ao empregador fornecer e garantir que todos os trabalhadores que adentrarem em espaços confinados disponham de todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) para controle de riscos, previstos na Permissão de Entrada e Trabalho.

Seguindo essas dicas e cumprindo com os processos estabelecidos na NR33, sua empresa estará trabalhando com segurança, zelando pela saúde e integridade de seus colaboradores.

Quer saber mais sobre o assunto e como implementar a segurança em espaços confinados na sua empresa? Entre em conosco!

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!