Multas podem custar mais caro do que a prevenção

Multas podem custar mais caro do que a prevenção

Muitos empresários e gestores, optam por não seguir algumas diretrizes e regras estatais, tendo assim, que pagar multas relacionadas à segurança do trabalho.

Algo que os levam a agir assim, é acreditar que os custos para aplicar as exigências, muitas vezes podem ser mais caras do que de fato pagar as multas.

E é justamente sobre isso que queremos falar. Pois podemos falar com experiência e propriedade, que a prevenção, pode sair muito mais barato e econômico do que realmente pagar as multas.

Quais multas eu posso receber?

Poderíamos ficar horas aqui listando as multas, mas decidimos separar algumas, começando com:

  • Deixar de elaborar ou implementar o PPRA (NR 9) viola o disposto no item 9.1.1 da NR 9, tendo uma multa a partir de R $2.387,12;

 

  • Não elaborar ou implementar o programa PCMSO (NR 7) é uma infração ao item 7.3.1 da NR 7, com uma multa a partir de R$ 1.431,00;

 

  • Deixar de fornecer o EPI (Equipamento de Proteção Individual) (NR 6) desrespeita a obrigatoriedade imposta no item 6.3 da NR 6, tendo uma multa a partir de R$2.387,12.

 

Dentre várias outras, por isso o correto e ideal é investir na saúde ocupacional da sua empresa sem pensar duas vezes.

Quais são as prevenções?

Prezar por um bom ambiente de trabalho, oferecendo a todos os envolvidos os equipamentos e todas as exigências é o ideal.

Dessa forma, você não só se protege, como também proporciona um ambiente saudável e seguro para seus colaboradores. Principalmente quando estamos falando de cargos de risco à vida e à saúde.

Outra coisa que você deve fazer, é evitar exposições ao risco desnecessário.

Ou seja, se alguma situação demonstrar certo perigo, ou ambiente, evite contato, e busque a solução o mais rápido possível. Dessa maneira, você estará se privando de muitas dores de cabeça.

Por isso, foque em manter o ambiente de trabalho em geral organizado, limpo e seguro. Assim, muitos acidentes e dores de cabeça serão evitados, resultando em uma boa ordem e execução dos processos e tarefas, trazendo bons frutos e resultados para sua empresa.

Diferente é claro, de um ambiente com facilidade e propensão a acidentes, incapacitando a execução das tarefas e atrapalhando os lucros e processos da sua empresa.

Para tornar sua empresa um local mais seguro, de acordo com todas as exigências de segurança do trabalho, conte com nossa ajuda.

Nós da Santiago temos anos de experiência no mercado, e estamos mais do que dispostos e prontos para te ajudar com treinamentos, palestras e serviços em geral relacionados a segurança do trabalho.

Entre em contato, temos certeza de que podemos ajudá-lo.

Até a próxima.

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!