Por que priorizar a segurança do trabalho na sua empresa?

Por que priorizar a segurança do trabalho na sua empresa?

Segurança do trabalho é um conceito que visa reduzir os riscos de acidentes e doenças no ambiente laboral. Na prática, trata-se de um conjunto de medidas preventivas que diminuem os perigos durante a execução das tarefas de rotina.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, as políticas de proteção trazem diversos benefícios não só para os trabalhadores, mas também para as empresas, que evitam custos com hospitais, seguros e indenizações.

Acompanhe as próximas informações e descubra por que priorizar a segurança do trabalho em sua empresa:

1-  Menos acidentes e funcionários mais saudáveis

Muitos ambientes de trabalho podem exigir a utilização de cintos, luvas, botas, aventais ou máscaras, de modo a resguardar a saúde e integridade dos funcionários. 

Investir nesses equipamentos de proteção individual e outras medidas de segurança do trabalho é a melhor forma de evitar lesões, machucados e doenças em seus colaboradores.

2- Mais tranquilidade e produtividade

Funcionários seguros trabalham mais tranquilos e focados em suas tarefas. Além disso, com um número baixo de acidentes, a empresa não terá muitas ocorrências de faltas, atestados ou licenças, o que contribui para um melhor índice de produtividade no fim do mês.

3- Aumenta a motivação da equipe

Ao experimentar segurança e bem-estar dentro da empresa, os funcionários se sentirão mais motivados, executando suas tarefas com maior dedicação e entusiasmo. Essa motivação também contribui para um bom relacionamento entre gestores e empregados, garantindo um excelente clima organizacional.

4- Redução de custos

Acidentes de trabalho podem gerar uma série de gastos para a empresa, que terá de arcar com internação, cuidados extras e até mesmo indenizações em casos mais graves. 

Ao investir em medidas sólidas de segurança do trabalho, a empresa evita gastar quantias onerosas de dinheiro, mantendo seu capital resguardado.

Leia também: Estresse no trabalho: conheça as causas e como evitar

5- Estará de acordo com a Lei

No Brasil, as normas de segurança do trabalho são regulamentadas pela Constituição e monitoradas por fiscais. Desse modo, toda empresa necessita cumprir alguns pré-requisitos mínimos de segurança para não sofrer embargos ou aplicações de multas.

Mas, afinal, como priorizar a segurança do trabalho?

O ideal é contratar uma empresa especializada em segurança do trabalho e saúde ocupacional para organizar as medidas de proteção laboral. Isto porque somente um grupo de especialistas terá conhecimento das normas regulamentadoras que ditam as obrigações e regras para prevenção de acidentes.

E lembre-se: é importante focar não apenas nas normas básicas, mas ampliar a segurança através de ações internas que elevam o bem-estar dos funcionários. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!