Brigada de incêndio: quais edificações precisam ter?

Brigada de incêndio: quais edificações precisam ter?

A brigada de incêndio é um dos meios para assegurar a vida dos colaboradores em sua edificação, e que possui extrema importância na prevenção e combate de alguns acidentes que podem ocorrer em um ambiente de trabalho.

Por isso é necessário que toda edificação, que preze pela saúde e segurança de seus colaboradores, conheça a brigada de incêndio e coloque em seu negócio.

Então continue com a gente para saber o que é, como funciona, quem pode participar ou treinar e a importância de ter uma brigada de incêndio em sua edificação.

O que é e como funciona uma brigada de incêndio?

Com o objetivo principal de organizar um grupo composto por colaboradores previamente treinados e capacitados, a brigada de incêndio é um órgão que tem como função auxiliar na prevenção, abandono e combate ao incêndio.

Este grupo irá coordenar a evacuação do edifício em casos de propagação de fogo, podendo também auxiliar em situações em que haja necessidade de primeiros socorros.

Além de que os voluntários devem sempre checar as instalações internas e equipamentos de segurança.

Quem pode participar e treinar a brigada de incêndio?

É recomendado que uma boa composição de brigada de incêndio tenha uma equipe composta por colaboradores voluntários que atendam aos critérios básicos para sua seleção como:

  • Ter bom conhecimento das instalações;
  • Ser alfabetizado;
  • Ter uma boa saúde e robustez física;
  • Ter um bom controle emocional;
  • Permanecer um longo período dentro da edificação.

Após a seleção dos participantes da brigada ser finalizada é realizado um treinamento por um profissional formado em segurança do trabalho devidamente registrado nos conselhos regionais competentes ou no ministério do trabalho

Como é calculado o tamanho da brigada de incêndio?

A composição da brigada de incêndio de cada pavimento, compartimento ou setor e o grau de risco e os grupos e/ou divisões de ocupação da edificação. 

O Corpo de Bombeiros do Paraná exige que haja um certificado que comprove a existência de um grupo competente de brigadistas, que frequentaram cursos. 

Vale lembrar que o Corpo de Bombeiros não disponibiliza brigadistas, empresas especializadas devem ser contatadas para a especialização do condomínio ou edifício.

Concluindo…

Como pode perceber com este artigo a brigada de incêndio é essencial para qualquer tipo de edificação. Já que oferecer um ambiente seguro para seus colaboradores faz parte da responsabilidade e compromisso do negócio.

E se você está procurando profissionais capacitados para realizar o treinamento da brigada de incêndio em sua empresa, não se esqueça de contar com nós da Santiago, que com um serviço personalizado vamos treinar sua equipe da melhor maneira possível.

Entre em contato, vamos trabalhar juntos!

Cadastre-se em nossa newsletter

Cadastre-se e recebas novidades e dicas valiosas para a saúde do seu negócio!